segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Blogs e o consumismo

Bem, esse post vem do coração, porque realmente é um assunto que mexe com a cabeça de qualquer pessoa que segue blogs hypes por aí. Particularmente  eu adoro ver post bem bonito, longo, cheios de fotinhas dos produtos comprados na ultima viagem internacional que as meninas fizeram.  Desde a embalagem bonita e quase sempre muito funcional, até a qualidade do produto em sí, as cores, a marca. Só que isso tudo não condiz com a minha realidade, e nem com a relidade de pelo menos uns 80% dos leitores desses blogs. Algumas vezes eu cheguei a ficar chateada por não conseguir acompanhar toda essa coisa da nata da blogosfera. Por várias vezes me senti como aqueles cachorros de porta de padaria que ficam babando nos frangos assados douradinhos, suculentos... Mó chato. Mas já vi coisa pior. Várias meninas relatando em diversos blogs mais críticos em relação a isso, que esse consumismo supostamente imposto pelas  “it girls” e afis, as levaram a falência, ou pelo menos a contrair gordas faturas no cartão de crédito.
Bem, quem nunca fez isso que atire a primeira pedra. Eu não posso fala nada, porque também já compliquei bastante a minha situação por causa de objetos de desejo que estavam muito além das minhas possibilidades. Acontece, ninguém é de ferro. Mas o difícil é sair das dívidas e depois não cair de novo no mesmo erro, ainda mais quando se continua a frequentar  os mesmos espaços, com as mesmas pessoas fazendo aquelas mesmas compras maravilhosas. Não vou mentir, um dia espero ser assim também, poder gastar dinheiro com as coisas que eu quero, sem me preocupar se no fim do mês vai dar pra pagar as minhas contas. Mas até lá, tenho que ter a cabeça no lugar e ser condizente com as minhas possibilidades.  
Mas agora vem a boa notícia: você não precisa gastar RIOS de dinheiro pra conseguir o visual que você quer! Sim cara leitora, a coisa mais fácil e gostosa do mundo é sair por ai garimpando coisas. Por exemplo, o material usado naquele tutorial de maquiagem que você assistiu no youtube não precisa ser o mesmo que você vai usar quando for reproduzir em casa. Basicamente, use coisas parecidas, mesmas cores, mesmo acabamento... Quando eu tinha uns 13 anos, comecei a querer me interessar mais profissionalmente por maquiagem. Queria comprar tudo que via pela frente , todos os pincéis, todas as sombras e coisas assim. Minha mãe me pegou e me levou a uma papelaria. Não entendi  absolutamente nada, e ela me pegou pela mão até um display cheio de pincéis de pintura. Me ajudou e escolheu vários deles. Eu estava começando, pra que gastar dinheiro com um material que fatalmente eu não saberia usar? E vou dizer que tenho vários desses pincéis até hoje, e as vezes prefiro usa-los a alguma marca mais famosinha por ai. Por exemplo, o meu pincel Fan. É o único que eu uso e tenho mais de 5 de várias marcas diferentes. Pincéis Tigre rules!  Também usei muito aquelas paletinhas P&W, até aprender direitinho como fazer um olho bem bacana. Claro que a evolução das coisas me levou a comprar MAC e afins, mas antes disso, me virei com o que tinha e nunca fiz feio não.
Enfim, o objetivo desse post gigante é só um desabafo por ter visto um blog por ai dizer que você TEM QUE COMPRAR isso ou aquilo pra ter o mesmo efeito. Provavelmente alguma coisa essas pessoas estão levando pra te dizer isso. Blogs de moda, maquiagem e beleza não são os grandes vilões modernos do consumismo desenfreado, mas como TUDO na vida, se não for usado com moderação e inteligência, pode causar um grande prejuízo.É isso aí ;)

Dani

Um comentário:

  1. Oi querida:
    concordo plenamente com tudo que vc falou, e tenho a acrescentar que as pessoas que não tem controle sobre seu dinheiro e se endividam ,devem na verdade fazer uma parada e pensar: O que está me levando a este comportamento compulsivo em que no final me enrolo toda e me faz sofrer?
    Bem amigas, imagino que é algo muito mais de carater interno do que pura vaidade. Quando algo vai mal com a gente, mulheres, tendemos a dar uma repaginada, uma mudança no cabelo, roupas e bolsas novas. Até certo ponto é ótimo porque eleva a estima mas tem-se que ter cautela pra não sair do controle porque absolutqmente nada e nunca algo externo a nós mesmos vai dar conta de um problema pessoal, e assim, por mais que compremos não estaremos satisfeitas, algo ficará faltando. Neste caso a procura de um papo com amigos ou uma terapia é bem vinda. Fica a aqui a dica: Antes de sair comprando tudo pense com calma se realmente precisa daquilo desesperadamente a ponto de comprometer seu orçamento. Mas é claro que compras eventuais, que não sacrificam seu poder financeiro são bem vindas, pois uma massagem no ego faz bem , mas como sabemos tudo com doses de satisfação e sabedoria. Em tempo, um remédio pode ser fatal e se tornar um veneno se não soubermos dosá-lo. Beijo a todos
    Katia Psi

    ResponderExcluir